Conta corrente em outra moeda: bancos se antecipam e já disponibilizam o serviço a seus clientes

Ter uma conta em outra moeda no Brasil é um jeito mais fácil de fazer movimentações no exterior

Você sabia que alguns bancos oferecem a possibilidade de seus clientes terem conta corrente em outras moedas além do nosso real?

Atualmente é permitido conta de moeda estrangeira no Brasil apenas para um grupo restrito de instituições, que inclui os bancos, casas de câmbio, emissoras de cartão, embaixadas e algumas outras atividades especializadas.

A Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro de 2020, uma lei proposta pelo Branco Central que institui novas regras para o mercado de câmbio no Brasil.

A lei permite a abertura de conta em dólar, o que abre espaço para a simplificação de regras e redução dos custos de remessas, tanto para empresas quanto para famílias

Enquanto o debate continua e a lei espera aprovação do Senado, alguns bancos digitais já começaram a oferecer esse serviço para pessoas físicas. É o caso do BS2 e do C6.

Eles conseguem fazer isso por meio de agências internacionais próprias ou parceiras. As contas em dólar ou em euro são vinculadas à conta corrente que o cliente já tenha em reais no banco.

O BS2 oferece desde o fim de 2019 a opção de conta internacional para pessoas físicas no Brasil e em novembro de 2020 chegou a 100 mil clientes na opção. No fim de janeiro, abriu a modalidade também para pessoas jurídicas. Por enquanto, a única opção disponível é em dólar.

O C6 também oferece desde o fim de 2019 a opção de conta corrente em dólar e, em dezembro, passou a oferecer a opção também em euro.

As vantagens de ter uma conta em outra moeda

Esse é um jeito mais fácil de fazer movimentações no exterior sem precisar levar o dinheiro daqui para lá. Isso pode ser feito por meio de transferências, saques ou pagamentos com cartão de débito realizados fora e descontados diretamente da conta no Brasil.

É uma alternativa, por exemplo, aos cartões internacionais pré-pagos, que pagam imposto, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), mais alto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui