Conheça 6 Pilares da excelência na gestão
O que separa o sucesso de um negócio da sua falência é uma gestão eficiente.
Por isso, uma gestão eficiente não só tira seu negócio do risco de baixar as portas, com também faz a empresa crescer de forma sustentável e organizada.
Isso envolve a administração de tarefas que vão do planejamento estratégico até as inovações tecnológicas, passando pela gestão financeira, a execução e acompanhamento dos resultados e a avaliação do desempenho das atividades.
O mais importante, no entanto, é entender que fazer uma gestão eficiente e eficaz é fundamental para qualquer negócio, sejam microempresas, sejam grandes grupos econômicos.
Confira abaixo os principais pilares de uma gestão eficiente para seu negócio:
1 – Gestão Financeira
É necessário planejar e analisar as finanças constantemente, otimizar os recursos financeiros disponíveis, manter o equilíbrio entre os créditos e as cobranças, manter o controle do caixa e das contas a receber e a pagar.
2 – Definição clara dos processos
É fundamental definir a atuação de sua empresa. É necessário ter um desenho do fluxograma organizacional com o maior número de detalhes possível, abrangendo todos os setores, cargos e atividades.
Assim é possível identificar deficiências na cadeia produtiva, que geram retrabalhos, desperdícios e diminuem a produtividade de uma empresa.
3 – Colaboradores engajados
É importante capacitar as pessoas e inseri-las nas tomadas de decisões da organização. Isso deve ser parte constante do processo.
4 – Organização dos tributos
Na gestão tributária é importante, pois as obrigações devem ser pagas dentro do prazo estipulado para que nenhum problema futuro possa surgir para o seu empreendimento.
5 – Gestão de indicadores estratégicos
Os indicadores de desempenho são essenciais a fim de saber qual é a situação atual da empresa e compará-la à situação desejável.
Esta ação favorece o rearranjo das metas a fim de focar nos objetivos.
6 – Planejamento estratégico
É a base para a elaboração de metas e indicadores e norteará toda a gestão da empresa. Nele, é preciso descrever todos os seus processos, as atividades dos seus colaboradores, sua missão, visão, valores e indicadores estratégicos.